sábado, maio 28

Carrefour tira executivo de operação na França e suspende IPO

O Carrefour demitiu o executivo encarregado de recuperar sua operação na França e informou que está suspendendo uma controversa oferta inicial de ações de sua área de imóveis. As medidas geraram rumores no mercado de discórdia no conselho de administração e preocupações sobre o plano de recuperação do grupo.

A maior rede varejista da Europa afirmou que James McCann está deixando a empresa depois de apenas 15 meses de ser escolhido para impulsionar as vendas na França, levantando preocupações sobre o plano de recuperação de hipermercados chamado Carrefour Planet, ponto importante do plano de recuperação do grupo.

As razões para a saída do executivo não foram informadas no comunicado do Carrefour, mas uma porta-voz da empresa informou que McCann está deixando a companhia por causa da performance dos negócios franceses, que compuseram 38,7 por cento das vendas líquidas de 90,1 bilhões de euros em 2010, que não cumpriram expectativas da administração.

O Carrefour não informou que McCann foi demitido ou se renunciou ao cargo, mas uma fonte próxima do assunto afirma que a empresa o despediu.

Contatado por telefone, McCann disse à Reuters que não comentaria o assunto neste momento.

Uma pessoa com conhecimento do assunto disse que o ex-executivo da Tesco não estava confortável com os planos de divisão dos ativos do grupo, defendido por Colony Capital e Groupe Arnault, importantes acionistas do Carrefour, mas que enfrenta oposição de outros investidores.

Várias fontes disseram que McCann ficou cada vez mais frustrado com as pressões dos principais acionistas do Carrefour e que saiu porque sentiu não ter liberdade suficiente para fazer seu trabalho.

'Nenhum desses movimentos é positivo sob nosso ponto de vista e mais uma vez isso cria dúvida sobre a estratégia da administração e capacidade de execução do plano de recuperação', disseram analistas do banco Espírito Santo em relatório.

O Carrefour, segunda maior rede de varejo do mundo em vendas atrás do norte-americano Wal-Mart, afirmou que o presidente-executivo do grupo, Lars Olofsson, vai assumir a gestão dos negócios da empresa na França até a indicação de um sucessor e que vai prosseguir com o plano de separar o grupo da rede de descontos Dia.

O Carrefour lançou o plano de recuperação 'En Avant' em 2009 com objetivo de economizar 4,5 bilhões de euros. Em setembro, a empresa informou que investiria 1,5 bilhão de euros para recuperar sua rede de hipermercados na Europa Ocidental. Mas após o entusiasmo dos investidores sobre os planos, a confiança foi abalada por dois alertas de lucro no ano passado.

Nenhum comentário: