sexta-feira, junho 3

Maranhão do Sul "quem será o verdadeiro pai?"


Dividir mais para administrar melhor. É com este sentimento que foi instaurado a frente parlamentar Pró-Criação do estado do Maranhão do Sul. Mesmo antes do deputado federal Davi Alves Silva movimentos e pessoas já lutavam para ser o pai da criança. No caso a criação de um novo estado e suas riquezas naturais e financeiras. "as caixas de pandoras presentes no íntimo de alguns partidos políticos e lideranças políticas da cidade, precisam pensar no todo, no resultado final que seria um novo estado e não injuriar as pessoas envolvidas mais participarem e até mesmo se não sentirem-se movidos a está no mesmo cofo, buscarem construir outros espaços protagonizadores do projeto e dessa luta. Atingir Willian Marinho ou quem quer que seja, envolver questões outras como as posições do jornalista sobre a greve dos professores, é nada menos que ciscar no próprio puleiro.

Primeiro foi Chiquinho Escorcio que entrou com pedido de desagavetar o projeto originário na câmara dos deputados, de autoria do ex-deputado federal Sebastião Madeira. Depois foi o deputado federal Ribamar Alves, pouco antes ainda na legislatura passada, Davi Junior, em seguida também entraram Brandão e novamente Chiquinho Escorcio. Estes agurdam a posição do presidente da Câmara dos Deputados Marcos Maia que defira o pedido e o projeto de criação do Maranhão volte a caminhar nas comissões da casa e possa fazer companhia junto ao estado do Pará que já aprovou o plebscito.

"Todos chamaram Juscelino Kubichek de loco por afirmar construir Brasilia-DF, e hoje Brasilia é a referência arquitetônica, belezas naturais e referência política mundial como uma das mais belas capitais do mundo. O Tocantins era a parte poble do Goiás, hoje é um estado de maior capacidade de desenvolvimento da federação, e para isso, o hoje governador daquele estado, Siqueira Campo, fez greve de fome para assegurar a criação do estado do Tocantins." Disse Chiquinho Escorcio.

chiquinho Escorcio foi mais além ao falar aos presentes, disse que o projeto que usado apenas para juntar-se ao sentimento de separação do estado e lo-completar eleitoralmente, copiando projeto de parlamentares já falecidos para movimentar o povo mais sem a condição real de criar o estado do Maranhão do Sul. Este momento não era eleição, muito menos quero utilizar eleitoralmente do projeto. O povo foi enganado de que havia um acordo entre Madeira e Lobão para o projeto continuar andando na Câmara e Senado. Mentira o projeto encontra-se arquivado. No primeiro momento foi indeferido o desengavetamento, mas não vou desistir, encontrei um argumento-brecha para que de fato seja desarquivado. Tive o cuidado de ligar para o prefeito Madeira do que faria. Fazer isto para aproveitar os caminhos já percorrido e não começar do zero e por isso o projeto de autoria de Madeira, será mantido como tal.

A dúvida maior será quanto ao aspecto de quem é as partes interessados diretamente, como ainda paira a dúvida no plesbscito que já foi aprovado no estado do Pará. Para Chiquinho, a população que deverá ser ouvida será apenas a parte que busca a redivisão do estado.

Para finalizar sua exposição nessa tarde na Câmara de Vereadores, Chiquinho disse que será apenas um instrumento, o movimento tem que partir da população, dos cidadãos da região tocantina. Será necessário a união de todos.

Nenhum comentário: