domingo, setembro 4

DEU NO PROGRESSO NET: PARTIDOS COMEÇAM A DEFINIR PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE IMPERATRIZ


Informações do blogue de Samuel Bastos
Faltando pouco mais de trinta dias para o encerramento do prazo para que os partidos encaminhem as listas dos seus novos filiados ao Tribunal Regional Eleitoral, garantido desta forma legenda aos postulantes a disputarem as eleições do ano que vem, as principais siglas de Imperatriz já estão com seus blocos nas ruas visando o fortalecimento dos pré- candidatos a prefeito.



Embora esteja longe das convenções partidárias, marcadas para o mês de junho, quando os partidos confirmarão suas alianças e oficializarão seus candidatos, nada mais nada menos do que cinco partidos já decidiram lançar candidatos ao cargo majoritário no ano que vem, numa confirmação de que o pleito repetirá os mesmos números das últimas duas eleições.



Vejam quais são os pré-candidatos e os partidos:



O PSDB já bateu o martelo de que vai buscar a reeleição do atual prefeito Madeira, que para isso vem articulando a repetição da frente de partidos de oposição, no entanto esta missão está se tornando mais difícil na medida em que alguns que estiverem na eleição passada coligados querem sair com outros partidos. No momento, o PSDB conta com a possibilidade de o PDT continuar.



Outro partido considerado grande, o PMDB deverá disputar mesmo com o ex-prefeito Ildon Marques, que até o final deste mês deverá trocar o DEM e retornar ao partido. Neste caso, o PMDB terá ao seu lado o próprio DEM e outras legendas da base do governo estadual.







Enquanto espera uma definição, o DEM lançou a odontóloga Rosângela Curado (FOTO) como pré-candidata a prefeita. Ex-secretária municipal de Saúde, Rosângela está tendo o seu nome divulgado. Se vier a formar uma base sólida, entrará no jogo; caso contrário, será vice.



Já o PV, que realizou encontro essa semana, decidiu disputar com candidato próprio e a tendência é de que o nome seja o do empresário Rogério Frota. Empresário radicado e eleitor de Imperatriz, Rogério vai seguir o caminho que muitos dos políticos novatos tentam fazer: mostrar à população que seu projeto é viável e, desta forma, sair candidato.



O PPS foi o primeiro partido a lançar um pré-candidato, o pastor Luiz Carlos Porto. Mesmo lançado há mais tempo, não conseguiu impulsionar o seu nome e dificilmente o partido irá mantê-lo.



Já o PCdoB anuncia como pré-candidato o vereador Edmilson Sanches, que ainda não deixou o PSDB. Além desses partidos que estão com pré-candidatos próprios, o PTC também quer abocanhar uma fatia do eleitorado, especialmente jovem, e foi o primeiro a lançar chapa completa como Justino Filho a prefeito e a estudante Rebeka Salgado como vice.



Há uma indefinição em torno do PCB, PT e PDT. Esses partidos ainda estão em fase de amadurecimento do projeto de disputarem a eleição. Nomes estão sendo especulados, como o do deputado Carlinhos Amorim, no entanto será difícil fazer com que o jovem deputado entre na disputa ano que vem.



PTB, PP, PR, PSC, PSL e PSB continuam sem uma definição em torno de disputarem a prefeitura da segunda maior cidade do Maranhão com nomes próprios e devem mesmo integrar uma das chapas dos seus respectivos grupos políticos. A princípio, o resumo dos pretendentes está se apresentando desta forma e a tendência é de que não haja mudanças de novos nomes, e sim da redução dos candidatos, com os seus partidos fazendo coligação e indicando vices.

Nenhum comentário: