quarta-feira, janeiro 11

CMDCA Imperatriz "parte II"

Tudo caminha para um acordo. Os ânimos estão se cessando quanto a nova restruturação do CMDCA de Imperatriz.

A reunião de hoje a tarde, foi marcada, apesar dos ânimos iniciais acirrados, culminando com um clima mais harmonioso na parte final da reunião.

Além da visita a unidade da Funac de Imperatriz, que foi formada uma comissão, preocupada com a situação de falta de estrutura e sucateamente pela qual passa aquela unidade que presta serviços de auxílio de medidas socio-educativas, culminando com o ocorrido mais recente mais grave, onde um detento após pedir a um funcionário que trabalha na segurança da unidade, que a bola de futebol onde o menor infrator jogava com os demais colegas, teria caído na tua ao lado, sendo este, a saída de escape para o mesmo escafeder-se, fugir da Funac, ocasiando com isso, a morte no dia seguinte, do líder comunitário, Benicio. Ou seja, por uma falha no sistema de segurança da Funac, foi ceifada uma vida. Além de outras questões infra-estruturais, a comissão fará um relatório e voltará a ser deiscutido no seio do conselho.

Ainda no tocante a Funac, todos os membros do CMDCA, aqueles que ainda resistem, buscam oferecer alternativas de melhorias do sistema como um todo, a partir da própria organização interna, para posteriormente a reorganização, buscar a viabilização da construção da nova sede da Funac, cujo recursos de 7 milhões de reais, encontra-se a disposição para tal, além de promover um trabalho de capacitação de todos os agentes públicos que direto e indiretamente lidam com esta demanda, diminuindo assim, estas falhas.

Sobre a situação organizacional do CMDCA de Imperatriz, o que difere da vizinha Açailândia, para se ter uma ideia, todas as portarias que garantem o ordenamento jurídico exigido pelo ECA e as resoluções do CONANDA, estão todas vencidas e alguns representantes sem ter a mínima especificação para tal, tanto da parte do poder público como da sociedade civil, portanto, impera a necessidade de ambos se reestruturarem. Algo que será feito, mediante deliberação da reunião na tarde de hoje.

Não se viu portanto, mais, a ingerência da titular da pasta da SEDES, a senhora Miriam, como em outras ocasiões. Tudo caminha agora, para os membros efetivos e legítimos dos dois lados, buscarem coletivamente a unidade e a organização, deste instrutumento de organização e controle popular importante às crianças, adolescentes e jovens de nossa cidade.

Nenhum comentário: