sábado, abril 16

Roseana é vista como oligarca já Igor e Clay, Lagos são mantenedores da postura combativa do PDT e da oposição no MA


Os balaios criticam a combativa e governadora por sucessivos mandatos de representante da Oligarquia Sarney. Certo(...) Ela por ser filha do atual presidente do Senado Federal, José Sarney, ex-presidente da República, ex-governador do Maranhão, enfim, reconhecido mundialmente pelos méritos a si atribuido. Roseana simplesmente por ser filha deste homem não poderia ocupar cargos que viesse a desejar e lutar pelos mesmos, simplesmente por ser filha de Sarney.
No geral, a oposição sempre criticou o que desejaria fazer se tivessem ocupando o mesmo posto. Foi assim com a questão do nepotismo em meados dos anos 80 e 90, logo que chegaram ao poder, as primeiras nomeações em gabinetes parlamentares, alguns governos de estados e prefeitos, usaram da prerrogativa nomeando entre seus melhores salários de assessoria ou cargo de gestão, seus aparentados, incluindo ai, filhos e esposas, genrros enfim, a mesma coisa.
Só agora os maranhenses conhecem um tal de Igor Lago, a primeira-dama do ex-governador recentemente falecido, foi conhecida durante o governo de Jackson, mas este tal de Igor, alguns do meio político local o conhecia por participar de transações altissimas envolvendo um determinado hospital da cidade e sua condição especial para receber volumosos recursos federais e do estado, mesmo sendo da iniciativa privada.
Não quero aqui tirar os méritos do desconhecido Igor Lago, porém, chamar a oposição à Roseana, a terem coerencia no discurso e dá a mão a palmatória. Como ficarão os líderes políticos naturalmente constituidos ao longo de décadas, já testados nas urnas e em parlamentos e gestões executivas que pensam na militância política nas instâncias internas do PDT. Aparentemente fica a transpecer os mesmos métodos que sempre criticaram. Eu não quero aqui julgar se corretos ou não, apenas trazer pro debate, buscar a coerência do discurso. O importante reconhecer que tanto Roseana quanto Igor e Clay, Lagos, podem aspirar espaço político.
Por fim fica claro e legítimo que a oposição maranhense caberá inevitavelmente a liderança do PDT. Tão legítima quanto importante para Roseana uma oposição forte e com eixos centrados na oposição responsável, seja exercida sob comando de Clay e Igor, Lagos e cia, ou outras figuras que possam surgir.

Nenhum comentário: