domingo, maio 29

O que restou da esquerda imperatrizense pós govedrno Jomar?

A luta de anos junto dos movimentos sociais que cuminou com a vitória de Jomar para deputado estadual e dois anos após a prefeitura de Imperatriz "um sonho da esquerda e do partido no Maranhão" se foi quatro anos depois derrotados pelo mesmo povo que desaprovaram o governo PTista. Nenhuma liderança foi construída como reflexo do govermo, ao contrário, as duas vagas conseguidas no parlamento mirim não se reelegeram, uma total decressência política meteoricamente.

Na última eleição, a principal estrela do partido o funcionário público Jomar Fernandes obteve uma derrota amarga sendo o quato mais votado para prefeito da cidade. Um golpe jamais pensado pela militância do PT.

O PCdoB jamais existiu na cena política imperatrizense se tratando de formulação de uma proposta ideológica ou até mesmo de grupo social. Se valeu de figuras que circunstacialmente aproveitaram do acúmulo já adquirido pessoalmente em outras legendas e por força da tendência natural de oposição da cidade quanto ao grupo Sarney, rendeu quantitativamente votação considerável, a exemplo do professor MArco Aurélio.

O PSB sempre tentou coptar lideranças já massificadas para conseguir galgar espaços políticos mais expressivos na cidade o que todas as tentativas foram frustrantes, seja com Edmilson Sanches que se valeu da experiência para cosneguir, pelo PSDB ganhar para vereador destacadamente. Outro foi Carlinhos Amorim que passou também Pela Legenda. Não podemos esquecer também a passagem e votação meteórica do ex-candidato a deputado estadual Cabo J. Ribamar que depois pousou no ninho tucano, hoje dirige a SETRAN.

Edmilson Sanches será a única alternativa do PCdoB que junto das demais legendas do campo democrático e popular para disputar "agora com o discurso comunista" a prefeitura de Imperatriz, contra a candidatura a reeleição do prefeito Madeira. Muitos desconfiam que Edmilson não terá a autorização do PSDB de auforriar Edmilson para que o mesmo não perca o mandato parlamentar. "A vereadora Terezinha Soares, primeira suplente do PSDB" está pronta para reivindicar o mandato caso Edmilson deixe e legenda.

A esquerda tenta com esta investida pensar em utilizar-se de Edmilson para voltar num curto espaço de tempo voltar a construir condições de disputar a prefeitura de Imperatriz com algum quadro de "puro sangue". Edmilson Sanches seria apenas uma espécie de instrumento para o feito, uma vez que eles da esquerda não dispõem de um nome sequer para apresentar como alternativa viável. Acredito que Edmilson jamais se deixaria para tal, uma vez que não tem grupo político e também pode utilizar-se dos "teóricos esquerdas" conseguindo alcançar seu sonho de ser prefeito de Imperatriz, uma vez prefeito tomaria as rédeas do governo e construi um grupo político tecnicamente independente do que pensa os idealistas de governos do PSB, PCdoB e PT.

Nenhum comentário: