sexta-feira, junho 3

Tercendo o Maranhão do Sul

A presença de Chiquinho Escorcio hoje no plenário da Câmara de Vereadores alusivo à construção da frente parlamentar Pró-Criação do Maranhão, no final deixou algumas pessoas cientes do que o parlamentar não queira se envovler diretamente na articulação do projeto junto as demandas infra-estruturais e organizativas que possa requerer no decorrer do processo. Da parte de Chiquinho, assumiu apenas a tarefa de representar o lutar pelo desengavetamento do mesmo na Câmara dos Deputados e propôs aos membros da frente popular que juntassem esforços junto a Lobão para dá celeridade no projeto de sua autoria que encontra-se no Senada da República, uma vez feito isto, os dois encontrariam-se na Câmara e daí caminhar a passos mais vultosos.

Em outro trecho da fala de Chiquinho, ele afirmou que o projeto Maranhão do Sul só serviu até aqui para levantar bandeiras partidárias de alguns políticos que depois que usaram e abusaram dos mesmos, deixaram como está, é claro que nas entrelinhas, esta afirmação serviu para o autor do último projeto na Câmara, o prefeito Madeira. Por assim ser, ele Chiquinho, não gostaria de um envolvimento maior no processo de organização da frente como um todo, mas que lutaria com todas as suas forças para primeiro desevgavetar o projeto que de inicio foi indeferido pelo presidenda da Câmara dos Deputados, Marcos Maia, para que em seguida possa trazê-lo a votação e aprovação do prebscito. Mostrou preocupação também no que tange a área a ser consultada no plebscito, se não estado como todo ou somente na área emancipanda, algo que o STF se ainda se posicionará.

RESULTADO
Como fruto da discursão do encontro, foi formada algumas equipes de trabalho. (Antes dizer que este primeiro momento não foi realizado uma convocação geral, apenas uma determinação de envolvimento a partir da comunidades sociais na internet), na próxima sexta-feira ficou para a equipe de trabalho se reunir e traçar algumas demandas quanto os passos seguintes de ação, organização e mobilização.

Fato maior é o encontro foi bem representativo e pode, óbivio merecer toda a importância e credibilidade que uma retomada neste debater, requer e precisa. Fora o blogueiro Isnande Barros que assumirá funções de trabalho junto a equipe de trabalhos, do PT não se constatou participação no ato. O PDT esteve lá na pessoa do senhor Josué Moura. Integrantes do PCB estiveram lá em quórum (Benedito Mesquita, Aloísio, Paulo e Negreiros). O Presidente do Comitê Pró-Criação do Maranhão do Sul, médico e integrante da Marçonaria, cito, Dr. Peixoto lá estava e participou ativamente dos debates. Enfin dentre vários outros enstusiastas, partidos, instituições e organismos de base, além do povo. Para um primeiro encontro valeu e espera-se que as fileiras esgotar-se de foliões do bloco da liberdade e de um novo estado, o Estado do Maranhão do Sul. Quem não quiser vir, que participe, calando a boca.

Nenhum comentário: