terça-feira, junho 26

No Paraguai: TV Pública é alvo de censura e sabotagem oficial

A imprensa brasileira vem noticiando os acontecimentos recentes do Paraguai como tudo que estivesse ocorrendo lá esteja seguindo a cartilha da lei e da normalidade. Mas na realidade não é bem assim. Umas das primeiras vítimas após a destituição do poder de Fernando Lugo foi a Televisão Pública do Paraguai.
vídeo Técnicos da empresa de energia elétrica foram flagrados cortando os cabos que alimentam a emissora.




Além da tentativa radical de corte dos cabos de energia, a organização Repórter sem Fronteiras informa que tão logo o Senado paraguaio aprovou o impeachment,o diretor de Comunicação do novo governo, Cristian Vázquez, foi a TV Pública, acompanhado de policiais, para tentar censurar a emissora, suspendendo a difusão dos programas de debates e de opinião. A TV Pública estava transmitindo as manifestações populares em apoio a Fernando Lugo. Um dos programas alvo da ação censura foi o ‘Micrófono abierto’, que permite que cidadãos falem abertamente na emissora. Na noite de sábado e o domingo, a atração foi transmitida por até 12 horas consecutivas e, como era de se esperar em tempos de grandes e polêmicas mudanças políticas, o tema principal foi a destituição de Lugo.

A reação contra tentativa de censura da emissora foi grande, envolvendo diversos setores da sociedade civil. A ação do novo governo foi alvo de indignação da diretora da Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Nacional - UNA, Celsa Ramírez, denunciou que além da TV, também a a Rádio Nacional estava sendo vítma de censura por parte de agentes do novo governo.

Nenhum comentário: