sábado, julho 7

Vida após a morte: Líbia realiza sua 1ª eleição depois de 50 anos

A Líbia realiza a sua primeira eleição em mais de meio século. E o pleito, que ocorreu neste dia 7 de julho, acontece com 18 dias de antecedência com o que estava planejado. De acordo com o The Guardian, a Comissão Eleitoral tomou a decisão para sanar problemas logísticos. O chefe da Comissão Eleitoral, Nuri al-Abbar, disse que os preparativos cruciais para a eleição – incluindo o recenseamento eleitoral e vetar candidatos para se certificar que não tinha ligações a Muammar Gaddafi – tornou impossível realizar a votação sobre na data original de 19 de Junho.

Marco
A eleição será um marco histórico para a Líbia, que procura atender e tornar-se um país democrático depois das revoltas no ano passado. Durante a ditadura de Gaddafi, que perdurou por 42 anos, foi proibida a realização de eleições diretas. A justificativa é que se tratava de um processo burguês e antidemocrático.

A última vez que a Líbia realizou eleições multipartidárias foi em 1952, sob o reinado. “Os líbios começaram a se inscrever para a eleição em maio e cerca de 2,7 milhões de pessoas, ou 80% dos eleitores, colocaram seu nome na lista para participar”, destaca o artigo do “The Guardian” com informações da “Reuters”.

Com info: The Guardian

Nenhum comentário: