Tucanos começam a cair, também, no Norte e Nordeste
Por
![]() |
Artur Virgílio: depois de perder para o senado, tucano está próximo de perder a prefeitura no AM |
Frederico Luiz
Depois de perder espaços no sul do país onde seu principal líder, José Serra, deve ficar de fora do segundo turno em São Paulo, os tucanos começam a perder espaços na região Norte-Nordeste.
No Amazonas, Artur Virgílio, o todo-poderoso ex-líder da oposição no senado, após liderar com folga, cai nas preferência e de acordo com as últimas pesquisas, perde no segundo turno, em Manaus, para Vanessa Grazziotin (PCdoB) conforme divulga o Portal A Crítica.
Em São Luís-MA, o prefeito João Castelo cede terreno a cada dia e deve ir ao segundo turno rebaixado, com Edivaldo Holanda Júnior na dianteira, conforme indica as últimas pesquisas, a exemplo da Data M.
Sem segundo turno, o prefeito Madeira de Imperatriz-MA está em queda livre e a exemplo de 2000 pode chegar em terceiro. Naquele ano, o então deputado federal e vice-líder de FHC largou na frente, a exemplo de agora, e chegou atrás de quem venceu, Jomar Fernandes (PT) e ainda do então prefeito Ildon Marques (PMDB).
Alvo em SP
Em São Paulo, o petista Fernando Haddad escolheu José Serra como principal alvo da sua campanha e acertou em cheio, está perto do segundo turno. O candidato do PRB, Celso Russomano, líder das pesquisas, aparece como a terceira via, seu discurso é light, sem ataques diretos aos adversários. O comportamento é parecido como o de Flávio Dino quando disputou o governo do Maranhão em 2010 e deixou de ir ao segundo turno por 0,09% dos votos. Atualmente, o presidente da Embratur tem outro caminho, busca ser alternativa direta (2ª via) à oligarquia Sarney que controla o estado há quase meio século.
Alvos em SL
Em São Luís, o prefeito João Castelo escolheu o vice-governador Washington Luís como seu principal alvo na eleição de 7 de outubro. O petista, apesar de ser apenas o quarto lugar, insiste a propaganda tucana, é o candidato da governadora Roseana Sarney para tentar derrotar a oposição na Ilha Rebelde. O candidato do PT faz o mesmo, pretende polarizar com o tucano a partir das refregas nacionais. Edvaldo Holanda, em franca ascensão, critica duramente a atual gestão e propões soluções administrativas para os problemas do eleitorado.
Alvos em Imperatriz
Todos os candidatos oposicionistas miram, claro, no prefeito Madeira do PSDB, a exemplo de São Luís. O prefeito escolheu o deputado estadual Carlinhos Amorim (PDT) como principal foco de seus ataques. Porém, no atual estágio, comete um erro crasso, divide sua artilharia entre o pedetista e a candidata do DEM, Rosângela Curado.
![]() |
Aliança de Madeira com Roseana Sarney pode custar a reeleição do prefeito de Imperatriz |
Nenhum comentário:
Postar um comentário