sexta-feira, setembro 7

Governadora entrega primeira etapa da Via Expressa e Estádio Castelão neste sábado (8)

Em celebração aos 400 anos de São Luís, neste sábado (8), a governadora Roseana Sarney entrega o novo Estádio Castelão, às 15h, e a primeira etapa da Via Expressa, às 17h. Depois, ela assiste ao show do rei Roberto Carlos, a partir das 19h, na Lagoa da Jansen.
 
“O aniversário de São Luís está sendo marcado por entrega de obras e por grande celebração musical, que são os shows na Lagoa da Jansen”, destacou a governadora, referindo-se, ainda, à entrega da Central de Videomonitoramento e da Biblioteca Pública Benedito Leite, que acontecerão neste mês de setembro.

O Estádio Castelão foi totalmente reformado, de acordo com os padrões exigidos pela Fifa, incluindo obras na parte estrutural e elétrica, além de recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação às pessoas com deficiência e moderno sistema de iluminação.

O primeiro jogo após a entrega do estádio está marcado para a quarta-feira (12), entre as equipes do Sampaio Corrêa e Vilhena (de Rondônia), partida válida pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro.

Na Via Expressa, será entregue trecho de 2 km de extensão, que vai da Avenida Carlos Cunha, no Jaracati, ao Cohafuma, interligada à Avenida Jerônimo de Albuquerque. A segunda etapa da obra, que vai do Cohafuma até o Maranhão Novo, está prevista para ser concluída até o fim de dezembro.

No total, a avenida terá mais de 9 km de extensão e interligará os bairros Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, por meio de alças acopladas às vias já existentes, que foram restauradas para a garantia de melhor fluxo de veículos, beneficiando mais de 20 bairros e 300 mil habitantes. A Via Expressa terá, ainda, uma faixa, em cada pista, exclusiva para transporte coletivo.

Mais obras
Ainda como parte das comemorações ao quarto centenário de São Luís, o Governo do Estado entregará, dia 28 deste mês, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), localizada na Praça Deodoro, Centro, após passar por uma ampla reforma, em que foram investidos R$ 5,2 milhões.

A biblioteca, que nesse dia completará 62 anos de fundação, ganhou instalações modernas, totalmente climatizadas, acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e acervo atualizado e ampliado. 

A BPBL reúne acervo de cerca de 160 mil peças, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias. Possui obras de arte, coleções de periódicos maranhenses, desde a independência (1822), manuscritos do século XVIII e amplo acervo referente à história política do Maranhão. 

A governadora também entregará Centro de Comando e Controle do Sistema de Videomonitoramento, que vai funcionar na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). As primeiras câmeras já estão instaladas, em caráter experimental, na área da Lagoa da Jansen. 

No programa, que deve ser concluído em 2013, a cidade passará a dispor de 100 câmeras em funcionamento nos principais pontos turísticos da cidade, como praias, avenidas de grande circulação, terminal de ferry boat, entrada/saída de São Luís, e as áreas de comércio e bancos.
Fonte: secom

Nenhum comentário: