sexta-feira, novembro 2

Farc e Governo terão encontro na terça-feira para preparar diálogo formal

Bernardo Salcedo, um dos delegados suplentes das Farc no processo de diálogo, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que a reunião prévia, inicialmente programada para segunda-feira, será realizada um dia depois, algo sobre o qual o Governo colombiano não se pronunciou até o momento.

Quanto aos temas que estarão presentes nesse encontro de preparação, a fonte só precisou que, entre outros assuntos, serão abordadas questões relativas à logística das conversas de paz, como o local das reuniões e aspectos relacionados com necessidades tecnológicas.

Representantes do Governo de Juan Manuel Santos e das Farc instalaram a mesa do diálogo de paz em 18 de outubro em Oslo, capital da Noruega, tal qual se comprometeram no chamado "Acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura".

Esse acordo, anunciado no final de agosto em Havana, culminou seis meses de "conversas exploratórias" e secretas em Cuba, país que junto à Noruega é fiador do processo, que é acompanhado ainda por Venezuela e Chile.

A agenda do diálogo tem como metas buscar um acordo sobre a questão agrária, a entrega das armas por parte da guerrilha, o acesso dos rebeldes desmobilizados à vida política, a solução para a questão do narcotráfico e a reparação às vítimas do conflito que assola a Colômbia há quase meio século. (EFE)

Nenhum comentário: