Informações: Portal do Governo do Maranhão
A governadora Roseana Sarney e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Araçagi, em São Luís, na noite desta sexta-feira (6), acompanhados do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Na capital, o ministro também participou do encerramento do I Congresso Maranhense de Medicina, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana; e se reuniu, no Palácio dos Leões, com a governadora, secretários de Estado; o ministro do Turismo, Gastão Vieira; presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e o presidente do Senado, José Sarney.
Alexandre Padilha fez questão de conferir o atendimento da UPA Araçagi, que até sexta-feira (6) havia realizado 74.900 procedimentos, uma média de 420 por dia. A comitiva visitou cada setor da unidade de saúde e conversou com funcionários e pacientes em atendimento.
Após a visita, o ministro disse que testemunhou o ótimo funcionamento do projeto no Maranhão, cuja característica mais marcante é a agilidade e a qualidade na assistência aos pacientes. “Fiquei muito impressionado. Esta UPA segue exatamente todos os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Esses equipamentos, as UPAs 24 horas, vieram para ficar, pois são uma inovação no sistema de saúde no Brasil e o atendimento é voltado para assistir mais rápido a população. De cada 100 pessoas que precisam ir ao hospital, 97 resolvem seus problemas nas UPAS 24h”, disse o ministro, acrescentando que há 200 UPAS 24h em funcionamento no Brasil.
O ministro disse ainda que, com as avaliações do Ministério da Saúde em relação ao funcionamento das UPAS em todo o país, há a possibilidade de que o repasse de recursos tenha acréscimo para aquelas onde o atendimento tem primado pela qualidade, como é o caso do Maranhão. “Hoje, temos 10 UPAS em funcionamento no Maranhão e se todas elas forem bem avaliadas, o Estado receberá R$ 30 milhões a mais para manutenção e contratação de novos médicos”, garantiu o ministro.
Elogios
A governadora ressaltou a importância da unidade e da parceria com a União. “Trata-se de uma importante parceria com o Governo Federal, que idealizou o projeto e aqui foi reformulado elo com o Governo do Estado. Nossa participação é com 70% dos recursos e o Governo Federal entrou com 30%. É um trabalho admirável, pois os pacientes são bem tratados e tudo funciona mais rápido. Temos recebido muitos elogios e isso para nós é uma alegria muito grande”, disse a governadora.
Na visita, a governadora Roseana o ministro Padilha foram parabenizados e ouviram elogios de uma das pacientes. Iara Ferraz, que disse ter plano de saúde, afirmou que procurou a UPA porque queria ser atendida mais rapidamente. “Apesar de ter plano de saúde, eu preferi vir aqui porque sei que nas UPAs o atendimento é mais rápido e todo mundo está gostando”, disse a estudante.
O secretário de Estado da Saúde acrescentou que as UPAs maranhenses têm características especiais, uma vez que têm se destacado e realizado atendimentos em tempo hábil, afinal o acompanhamento do trabalho é uma constante. “O Governo Federal entrou com 30%, mas pela grandiosidade do projeto, nós pedimos ao ministro que a contrapartida federal seja igualada a do Estado, para que possamos melhorar ainda mais o nosso desempenho”, disse Ricardo Murad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário