quinta-feira, agosto 16

Reino Unido não concederá salvo-conduto a Assange




O secretário de Exterior do Reino Unido, William Hague, assegurou nesta quinta-feira que não concederá salvo-conduto para que o fundador e editor-chefe do site de vazamento de informações secretas WikiLeaks, o jornalista australiano Julian Assange, deixe o país com destino ao Equador.

Hague disse que o Reino Unido não concederia o salvo-conduto porque "não há base legal para que o façamos". O chanceler britânico insistiu em que Assange é procurado pela Suécia para responder por "sérios crimes sexuais".


O secretário de Exterior negou que o Reino Unido tenha aprovado a extradição de Assange para a Suécia por causa das atividades do WikiLeaks ou por pressões pelo fato de o site ter publicado segredos diplomáticos dos Estados Unidos.

Mais cedo, O governo do Equador anunciou que concederá asilo político a Assange. Ele está refugiado na embaixada equatoriana em Londres há oito semanas, desde que perdeu uma disputa jurídica para evitar ser extraditado para a Suécia, onde é procurado para responder por acusações de estupro. As informações são da Associated Press.

Nenhum comentário: